Para a análise descritiva dos dados, foram criados alguns
parâmetros: as médias até 03 foram considerados baixas, o que significa que o
item foi mal avaliado pelo respondente; as médias de 03 até 04 foram
consideradas intermediárias, significando uma percepção moderada; acima de 04
foram consideradas altas, o que significa que o item foi bem avaliado.
Com relação ao desvio padrão: valores de zero até 0,8 implicam em
desvio baixo, ou seja, as respostas entre os respondentes foram convergentes;
valores a partir de 0,8 a 1,2 o desvio foi considerado intermediário; e os
valores acima de 1,2, tem-se desvio elevado significando que as respostas entre
os respondentes foram divergentes. Abaixo estão dispostas as tabelas das
dimensões com seus resultados.
QUESTÕES DA DIMENSÃO
DA COMUNICAÇÃO
|
N
|
MÉDIA
|
DESV. PAD.
|
1. Como você avalia a forma de comunicação entre:
|
|||
a) Funcionários e Direção:
|
30
|
3,88
|
0,7
|
b) Funcionários e Funcionários do mesmo setor:
|
30
|
3,92
|
0,7
|
c) Funcionários e Funcionários de outros setores:
|
30
|
3,60
|
0,7
|
d) Funcionários e Clientes:
|
30
|
4,48
|
0,5
|
2. Em sua opinião, como é a imagem da empresa para a sociedade?
|
30
|
5,54
|
0,5
|
3. Em sua opinião, a qualidade da comunicação no ambiente
interno da empresa é:
|
30
|
3,80
|
0,7
|
4. Em sua opinião, a qualidade da comunicação no ambiente
externo da empresa é:
|
30
|
4,00
|
0,6
|
5. A empresa oferece liberdade e segurança aos
funcionários para expressar suas ideias? |
30
|
3,76
|
0,7
|
6. Como você analisa as informações que lhes foram repassadas
para que seu serviço seja realizado com êxito? |
30
|
4,10
|
0,6
|
7. Como você classifica o resultado alcançado pelas estratégias estabelecidas em reuniões?
|
30
|
3,88
|
0,7
|
8. Como você vê os meios utilizados pelos funcionários na
empresa para efetuar a comunicação e obter informações necessárias para o
desenvolvimento das atribuições?
|
30
|
3,56
|
0,6
|
9. Na sua concepção, a empresa tem conseguido alcançar um
resultado:
|
30
|
4,10
|
0,5
|
10. Como você considera as práticas inovadoras utilizadas pela Ypê
para motivar os funcionários a permanecer na empresa? |
30
|
3,70
|
1,1
|
Observa-se na tabela 01 que
os funcionários avaliam a comunicação, os meios utilizados para desenvolvê-la e
a liberdade para expor suas ideias, como moderada, sendo que as médias
oscilaram entre 03 e 04, exceto as questões 1 d), 2, 4, 6 e 9, que atingiram a
média acima de 4, que significa que o item foi bem avaliado, sendo que a
comunicação de forma geral é boa, pois a média foi alta. Os desvios padrões
denotam-se todos convergentes, exceto a questão 10 da tabela 01, que o desvio
padrão foi de 1,1, sendo considerado intermediário.
Segundo Tavares (2010),
quando essas ações são planejadas, o resultado em relação ao processo
administrativo é positivo para a organização. Contudo pode-se avaliar que a
organização pesquisada, desenvolve algumas ferramentas que favorecem a comunicação
interna, entretanto tais ferramentas não são trabalhadas de forma planejada, o
que interfere no processo administrativo.
QUESTÕES DA DIMENSÃO DA EMPATIA
|
N
|
MÉDIA
|
DESV. PAD.
|
1. Quanto ao nível de
afinidade, como você avalia sua afinidade com a empresa?
|
30
|
4,05
|
0,6
|
2. Como você considera
sua satisfação no que diz respeito a sua função na empresa?
|
30
|
4,15
|
0,8
|
3. Em sua opinião como a
sociedade avalia a imagem da empresa?
|
30
|
4,28
|
0,6
|
4. Como é o nível de
união e confiança entre as pessoas do seu setor?
|
30
|
3,45
|
0,8
|
5. Como você classifica
seu conhecimento em relação a história da empresa, missão visão e valores?
|
30
|
4,04
|
0,6
|
6. Como você considera
seu conhecimento no que se refere aos objetivos da empresa e do seu setor?
|
30
|
4,28
|
0,5
|
Nesta dimensão obtemos uma
boa avaliação sobre a empatia sendo que a média apresentou nota superior a 4,
exceto no item 4 da tabela 2, que se refere a união e confiança entre os
funcionários, que teve media 3,6, sendo considerado moderado. Quanto ao desvio
padrão, todas as questões da dimensão sobre a empatia dos colaboradores
demonstraram convergência, ou seja, todos tiveram tendência à mesma finalidade.
Pode-se destacar a categoria empatia, como um
dos pilares do endomarketing mais bem avaliados nesta pesquisa, onde as médias
e os desvios demonstram maiores satisfações por parte dos colaboradores. Pode-se
afirmar que, quanto a esse requisito a Ypê está bem amparada.
QUESTÕES DA DIMENSÃO DO RELACIONAMENTO
|
N
|
MÉDIA
|
DESV. PAD.
|
1. Como você avalia o seu
relacionamento com os demais funcionários da empresa?
|
30
|
4,25
|
0,5
|
2. Como
você avalia o relacionamento interpessoal entre os funcionários e a gerência
da organização?
|
30
|
3,92
|
0,6
|
3. De
que forma você observa o clima organizacional (ambiente de trabalho) da Ypê?
|
30
|
4,08
|
0,7
|
4. Qual
o nível de satisfação dos funcionários, por trabalharem na empresa Ypê?
|
30
|
4,00
|
0,7
|
5. Como você considera a eficácia das estratégias motivacionais
desenvolvidas pela empresa?
|
30
|
3,80
|
0,8
|
6. Como você considera seu trabalho na empresa?
|
30
|
4,20
|
0,7
|
Nos indicadores da dimensão
do relacionamento, observou-se que a questão 1, 3 e 6, foram bem avaliadas,
pois obtiveram média superior a 4,0, significando média alta. Já nas questões
2, 4 e 5, as médias são intermediárias, significando satisfação moderada no
relacionamento. No desvio padrão todos os itens foram convergentes, sendo
inferiores a 0,8, entendendo que o desvio foi baixo.
Conforme Dias et ali (2003),
o bom relacionamento interno torna colaboradores mais produtivos, e isso vai
determinar se a empresa vai ser mais ou menos competitiva. Entende-se a
importância de obter-se um bom relacionamento no âmbito organizacional, contudo
observa-se que nesta categoria a Ypê dispõe de um bom relacionamento
entre seus colaboradores e gestores, entretanto existem ainda algumas
dificuldades/barreiras que acabam acontecendo em virtude da falta de comprometimento
por parte de alguns funcionários.
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