terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Análise das dimensões de endomarketing

Para a análise descritiva dos dados, foram criados alguns parâmetros: as médias até 03 foram considerados baixas, o que significa que o item foi mal avaliado pelo respondente; as médias de 03 até 04 foram consideradas intermediárias, significando uma percepção moderada; acima de 04 foram consideradas altas, o que significa que o item foi bem avaliado.
Com relação ao desvio padrão: valores de zero até 0,8 implicam em desvio baixo, ou seja, as respostas entre os respondentes foram convergentes; valores a partir de 0,8 a 1,2 o desvio foi considerado intermediário; e os valores acima de 1,2, tem-se desvio elevado significando que as respostas entre os respondentes foram divergentes. Abaixo estão dispostas as tabelas das dimensões com seus resultados.


QUESTÕES DA DIMENSÃO DA COMUNICAÇÃO
N   
 MÉDIA
DESV. PAD.
1. Como você avalia a forma de comunicação entre:


a) Funcionários e Direção:
30
     3,88
0,7
b) Funcionários e Funcionários do mesmo setor:
30
     3,92
0,7
c) Funcionários e Funcionários de outros setores:
30
     3,60
0,7
d) Funcionários e Clientes:
30
     4,48
0,5
2. Em sua opinião, como é a imagem da empresa para a sociedade?
30
     5,54
0,5
3. Em sua opinião, a qualidade da comunicação no ambiente interno da empresa é:
30
     3,80
0,7
4. Em sua opinião, a qualidade da comunicação no ambiente externo da empresa é:
30
     4,00
0,6
5. A empresa oferece liberdade e segurança aos
funcionários para expressar suas ideias?
30
     3,76
0,7
6. Como você analisa as informações que lhes foram repassadas
para que seu serviço seja realizado com êxito?  
30
4,10
0,6
7. Como você classifica o resultado alcançado pelas estratégias estabelecidas em reuniões?
30
     3,88
0,7
8. Como você vê os meios utilizados pelos funcionários na empresa para efetuar a comunicação e obter informações necessárias para o desenvolvimento das atribuições?
30
     3,56
0,6
9. Na sua concepção, a empresa tem conseguido alcançar um resultado:
30
     4,10
0,5
10. Como você considera as práticas inovadoras utilizadas pela Ypê
 para motivar os funcionários a permanecer na empresa?
30
     3,70
1,1


Observa-se na tabela 01 que os funcionários avaliam a comunicação, os meios utilizados para desenvolvê-la e a liberdade para expor suas ideias, como moderada, sendo que as médias oscilaram entre 03 e 04, exceto as questões 1 d), 2, 4, 6 e 9, que atingiram a média acima de 4, que significa que o item foi bem avaliado, sendo que a comunicação de forma geral é boa, pois a média foi alta. Os desvios padrões denotam-se todos convergentes, exceto a questão 10 da tabela 01, que o desvio padrão foi de 1,1, sendo considerado intermediário.

Segundo Tavares (2010), quando essas ações são planejadas, o resultado em relação ao processo administrativo é positivo para a organização. Contudo pode-se avaliar que a organização pesquisada, desenvolve algumas ferramentas que favorecem a comunicação interna, entretanto tais ferramentas não são trabalhadas de forma planejada, o que interfere no processo administrativo. 


QUESTÕES DA DIMENSÃO DA EMPATIA
N
 MÉDIA
DESV. PAD.
1. Quanto ao nível de afinidade, como você avalia sua afinidade com a empresa?
30
4,05
0,6
2. Como você considera sua satisfação no que diz respeito a sua função na empresa?
30
4,15
0,8
3. Em sua opinião como a sociedade avalia a imagem da empresa?
30
4,28
0,6
4. Como é o nível de união e confiança entre as pessoas do seu setor?
30
3,45
0,8
5. Como você classifica seu conhecimento em relação a história da empresa, missão visão e valores?
30
4,04
0,6
6. Como você considera seu conhecimento no que se refere aos objetivos da empresa e do seu setor?
30
4,28
0,5


Nesta dimensão obtemos uma boa avaliação sobre a empatia sendo que a média apresentou nota superior a 4, exceto no item 4 da tabela 2, que se refere a união e confiança entre os funcionários, que teve media 3,6, sendo considerado moderado. Quanto ao desvio padrão, todas as questões da dimensão sobre a empatia dos colaboradores demonstraram convergência, ou seja, todos tiveram tendência à mesma finalidade.

Pode-se destacar a categoria empatia, como um dos pilares do endomarketing mais bem avaliados nesta pesquisa, onde as médias e os desvios demonstram maiores satisfações por parte dos colaboradores. Pode-se afirmar que, quanto a esse requisito a Ypê está bem amparada.


QUESTÕES DA DIMENSÃO DO RELACIONAMENTO
N
MÉDIA
DESV. PAD.
1. Como você avalia o seu relacionamento com os demais funcionários da empresa?
30
4,25
0,5
2. Como você avalia o relacionamento interpessoal entre os funcionários e a gerência da organização?
30
3,92
0,6
3. De que forma você observa o clima organizacional (ambiente de trabalho) da Ypê?
30
4,08
0,7
4. Qual o nível de satisfação dos funcionários, por trabalharem na empresa Ypê?
30
4,00
0,7
5. Como você considera a eficácia das estratégias motivacionais desenvolvidas pela empresa?
30
3,80
0,8
6. Como você considera seu trabalho na empresa?
30
4,20
0,7
  

Nos indicadores da dimensão do relacionamento, observou-se que a questão 1, 3 e 6, foram bem avaliadas, pois obtiveram média superior a 4,0, significando média alta. Já nas questões 2, 4 e 5, as médias são intermediárias, significando satisfação moderada no relacionamento. No desvio padrão todos os itens foram convergentes, sendo inferiores a 0,8, entendendo que o desvio foi baixo.
Conforme Dias et ali (2003), o bom relacionamento interno torna colaboradores mais produtivos, e isso vai determinar se a empresa vai ser mais ou menos competitiva. Entende-se a importância de obter-se um bom relacionamento no âmbito organizacional, contudo observa-se que nesta categoria a Ypê dispõe de um bom relacionamento entre seus colaboradores e gestores, entretanto existem ainda algumas dificuldades/barreiras que acabam acontecendo em virtude da falta de comprometimento por parte de alguns funcionários.

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